Instruções do Exame

ZINCO SÉRICO

Instruções para paciente

CONDIÇÕES - Soro. VOLUME RECOMENDÁVEL - 2,0 mL.
TEMPO DE JEJUM - Jejum 8 horas.
INSTRUÇÕES - Enviar material no tubo de transporte do kit fornecido pelo IHP, composto por tubo de coleta a vácuo 13X100, rolha branca, sem aditivos, capacidade de aspiração de 6 mL de sangue total e tubo de transporte, 13 X 75 mm, sem aditivo, rolha branca, capacidade 3 mL. - O contato do sangue com metais, vidro, borracha, poeira e alguns tipos de plástico (polietileno), pode contaminar a amostra. - Os tubos para coleta de metais apresentam , de maneira geral, uma dificuldade em coagular o sangue coletado. Após a coleta, não homogenizar e manter o tubo na posição vertical. Após um período de 2 horas em banho-Maria a (37ºC), centrifugar a amostra por 15 minutos. Não centrifugar antes de observar a completa retração do coágulo, pois pode haver a coagulação superficial, formando uma camada de fibrina que retem o soro, impedindo a sua transferência para o tubo de transporte. Se houver a formação do coágulo de fibrina, não introduzir ponteiras ou pipetex, ou palitos de madeira, no interior do tubo, pois este procedimento poderá gerar contaminação exógena do soro por metais, falseando o resultado. Após a retração do coágulo e a centrifugação, destampar o tubo de transporte 13 X75 mm, de capacidade de 3 mL, e transferir o soro tubo a tubo ( virar o tubo de coleta para o tubo menor). Tampar o tubo de transporte e enviar refrigerado ( 2º a 8º C).
COLETA Utilizar tubos a vácuo especial para análise de metais, (preferencialmente sem aditivos). Geralmente estão identificados em ingles como " Trace Elements". Separar em tubo plastico previamente desmineralizado (kit sera fornecido pela CAL). Se a coleta for a vácuo, coletar primeiro os tubos "trace". Atenção para não ocorrer hemólise. No processo de separação do soro não usar luvas de latex que contenham talco ao manipular as amostras, pois o talco contem Oxido de Zinco e pode contaminar a amostra. Dê preferência à luvas de plástico no ato da manipulação.
CONSERVAÇÃO Até 5 dias refrigerado entre 2º e 8º C.
COMENTÁRIOS O zinco é um nutriente essencial (componente de muitas enzimas importantes) e sua deficiência pode acarretar sérias consequências à saude humana. A absorção se dá pelas vias percutâneas, oral e inalatória. Os vapores de zinco ou de seus sais solúveis são altamente irritativos para os pulmões. Intoxicações crônicas resultantes de exposições ocupacionais ao zinco são pouco frequentes. A chamada febre do fumo é o efeito mais comumente observado em trabalhadores expostos ao óxido de zinco.