Instruções do Exame

LÍTIO

Instruções para paciente

CONDIÇÕES - Soro.
VOLUME RECOMENDÁVEL - 1,0 mL.
QUESTIONÁRIO - Informar medicamentos em uso, dia e hora da última dose.
INSTRUÇÕES - Colher o sangue antes da próxima dose do medicamento, de preferência 8 a 12 horas após a última dose ou conforme orientação médica.
- Este exame é usado somente para monitorização terapêutica do Lítio. Para pacientes que não fazem uso de medicamento a base de Lítio, entrar em contato com o médico para confirmar se o exame a ser realizado é o Lítio Endógeno (SLIENDO).
CONSERVAÇÃO - Unidades HP:enviar refrigerado entre 2º e 8º C.
- Laboratórios conveniados: até 7 dias congelado entre 0º e -10º C.
COMENTÁRIOS
Os sais de lítio (Carbolitium, Carbolim) são largamente utilizados na psicose maníaco-depressiva e outros distúrbios psiquiátricos. Sua dosagem é útil para monitorização dos níveis terapêuticos e toxicidade. Coleta deve ser realizada 12h após última dose. Apresenta pico plasmático 2 horas após a absorção (4 horas em caso de preparações de liberação lenta), com meia vida de 18 a 24 horas. Estado de equilíbrio ocorre em 90 a 120 horas. Depuração da droga aumenta na gravidez, reposição de sódio e no uso de acetazolamida, teofilina e cafeína. Níveis aumentam na insuficiência renal, desidratação, hiponatremia, uso de diuréticos, inibidores da ECA, haloperidol, clorpromazina e anti-inflamatórios não esteróides. Níveis acima de 1,5 mEq/L são considerados tóxicos. Pode causar diminuição de T4 e elevação do TSH transitória.