Instruções do Exame

DIMERO D

Instruções para paciente

ATENÇAO AO TEMPO DE CONSERVAÇÃO 72/Horas apos coleta (deverá estar no Inst. H.Pardini)
CONDIÇÕES - Plasma citratado.
VOLUME RECOMENDÁVEL - 0,5 mL.
TEMPO DE JEJUM - Jejum desejavel de 4 horas.
QUESTIONÁRIO - Informar uso de medicamentos ou anticoagulantes (nos ultimos 14 dias).
OUTROS LABORATÓRIOS - Centrifugar imediatamente apos a coleta, em alta rotacao (aproximadamente 3000 rpm) por 15 minutos;- Retirar o plasma cuidadosamente deixando pequena quantidade no fundo e transferir para tubo plastico;- Congelar o plasma imediatamente apos a centrifugacao a - 20 oC em tubo plastico.
CONSERVAÇÃO - Ate 4 horas apos a coleta enviar refrigerado para o setor tecnico. ;- Ate 72 horas enviar congelado a - 20o C . Transportar em gelo seco.
COMENTÁRIOS
O Dimero D (DD) e um produto da degradacao da fibrina pela plasmina. Sua determinacao e util no diagnostico da trombose venosa profunda (TVP) e do tromboembolismo pulmonar (TEP). Nestes pacientes, a fibrinolise endogena leva a formacao do DD, que e detectado uma hora apos formacao do trombo e permanece elevado em media 7 dias. Niveis elevados de DD tem sensibilidade superior a 90% na identificacaode TEP, confirmada a cintilografia ou angiografia. Entretanto, devemos ressaltar sua baixa especificidade. Niveis elevados tambem sao encontrados nas seguintes situacoes: infarto agudo do miocardio, sepses, neoplasias, pos-operatorios (ate 1 semana), coagulacao intravascular disseminada, anemia falciforme, insuficiencia cardiaca e pneumonias. Ressalta-se que as dosagens do DD serico realizadas por imunoensaios apresentam maior sensibilidade que os testes de latex.