Instruções do Exame

ALUMÍNIO

Instruções para paciente

CONDIÇÕES - Urina recente.
VOLUME RECOMENDÁVEL - 5,0 mL.
INSTRUÇÕES
- Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato do meio e desprezar o 3º jato.
- Colher o jato médio da urina com retenção de 4 horas entre as micções.
- Colher a urina no laboratório.
COLETA
- Não utilizar recipiente de vidro.
- Coletar o material em frasco desmineralizado.
- Não utilize luvas de latex para manipular amostras e materiais para analises de elementos em baixas concentrações como o Aluminio para se evitar contaminação da amostra. A manipulação das amostras deve ser realizada com luvas de plástico sem talco.
- Processo de desmineralizacao: Deixar o frasco (preferencialmente virgem) imerso em solução de Acido Nitrico 5 a 10% 48 horas. Enxague no mínimo 3 vezes em H2O (a melhor qualidade possivel, preferencialmente agua tipo especial). Secar em estufa a mais ou menos 60o C (o recipiente de secagem deverá ser coberto com papel filtro, preso com elastico). Manter protegido contra poeira.
CONSERVAÇÃO - Até 7 dias refrigerado entre 2º e 8º C.
COMENTÁRIOS: O alumínio e um elemento nao essencial, então considerado tóxico, porém de grande apreciação clínica como anti-ácido estomacal e como agente quelante de fosfato para pacientes em tratamento de diálise. Os principais efeitos tóxicos do Al são no SNC e no metabolismo ósseo.
O Ministério da Saude define como criteiro de avaliação que o aluminio deva ser monitorado pelo menos uma vez ao ano. Os valores de referência para pacientes em hemodiálise e para trabalhadores expostos não devem ser comparados, porque os compostos de aluminio não são os mesmos.